quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dicas Gerais e de Estilo para o Artigo Acadêmico
Siga o formato: geralmente, eventos e revistas acadêmicas exigem um formato específico no qual tem de se encaixar a estrutura do artigo. Verifique o formato e siga-o. Dedique atenção peculiar aos movimentos retóricos que compõem cada etapa do artigo, pois eles são se suma importância para estabelecer as informações de maneira ordenada e para conferir a elas continuidade e coesão. Artigos que não obedeçam ao formato padronizado podem ser recusados e, conseqüentemente, não publicados.

Evite cópia literal: quando fizer referência a trabalhos de outros pesquisadores, evite cópias literais. Cópia literal é plágio. Tente resumir o conteúdo de tais pesquisas e expor com suas próprias palavras, não esquecendo de mencionar o nome do autor e o ano de publicação da obra. Outra alternativa é o uso de citações entre aspas, também seguidas pelas referências. Cuidado para não fazer de seu artigo acadêmico uma "lista de supermercado", na qual você apenas compila idéias de outros pesquisadores. As citações devem aparecer para ilustrar ou reforçar um comentário seu e deve ser comentada. Dê a sua contribuição pessoal e faça com que o leitor perceba a sua autoria.

Corretor automático: Usar um software de correção gramatical através do computador consiste num processo prático e útil. Mas lembre-se de que nada substitui uma revisão minuciosa de todos os membros da equipe, e se necessário, de terceiros.

Evite frases longas: se uma frase ocupa mais de três linhas, revise-a e tente dividi-la em frases menores. Essa simples atitude evita erros de sintaxe e erros relacionados às idéias apresentadas (semântica).

Evite usar a primeira pessoa: tente sempre ser imparcial. Uma estratégia lingüística eficaz é empregar os verbos na terceira pessoa. Outro aspecto importante é a consciência de que se deve ter do tempo verbal utilizado: estabeleça um tempo verbal, evitando assim ficar oscilando entre presente e passado.

Gírias: são inadmissíveis, assim como ironia, brincadeiras e referências pessoais ao leitor.
O uso de palavras estrangeiras requer a sua formatação em itálico.

Uso de siglas: quando uma sigla é introduzida no texto, ou seja, é mencionada pela primeira vez, é importante que colocar seu significado entre parênteses.

Figuras e tabelas: se os dados mostram uma tendência, criando uma ilustração interessante, faça uma figura. Se os números apenas estão lá, sem qualquer tendência interessante em evidência, uma tabela deveria ser suficiente. Tabelas também são preferíveis para apresentar números exatos. Geralmente, figuras requerem explicação mais detalhada no texto, enquanto tabelas devem ser auto-suficientes. Além disso, a legenda de figuras e tabelas pode mencionar detalhes que não precisam ser repetidos no texto.

Backup: Mantenha sempre um backup atual do seu artigo, pelo menos um backup diário. Isto significa que você deve constantemente atualizar e salvar as alterações do computador pra outro dispositivo eletrônico, a fim de não perder a pesquisa caso haja algum incidente. Lembre-se daquela lei de Murphy: se algo pode dar errado, certamente dará.

Nenhum comentário: